quarta-feira, 1 de junho de 2011

A palestra...

Dando continuidade ao dia mundial da Saúde, o grupo decidiu organizar, para a comunidade escolar, uma palestra dada pelo Naturopata Pedro Veríssimo, mostrando a Naturopatia como Medicina alternativa ou complementar.
Na palestra foram explicadas várias vertentes da Naturatopatia, como por exemplo a Fitoterapia, Homeopatia, Oligoterapia, etc.







Com esta palestra atingimos o objectivo de sensibilizar a população escolar e mostrarmos que as doenças podem ser curadas através desta Medicina alternativa.

Dia da Feira

No dia 7 de Abril fez-se uma feira na nossa escola, Escola Secundária do Entroncamento. Estavam todos atarefados embora sem grandes expectativas pois sabia que a aderência ao nosso projecto por partes dos alunos seria fraca, (infelizmente os jovens não se preocupam com a sáude). Teríamos de contar com conhecidos e com uma grande habilidade de vendedor para termos um dia lucrativo. Estranhamente, esse desejo concretizou-se. De manhã, tivemos na feira a vender os sabonetes que fizemos previamente no laboratório. Fiquei espantado e um tanto orgulhoso com os nossos produtos, que na minha opinião, eram de primeira categoria. A aderência também foi uma agradável surpresa, ainda vendemos uma quantidade razoável de sabonetes e, como disse anteriormente, tivemos lucro… de alguma maneira.


(local da feira)


À tarde estivemos na biblioteca com o homeopata Pedro Verissimo que foi dar uma palestra sobre a Naturopatia como Medicina Complementar ou Alternativa.



(grupo com homeopata)


Eu não pude estar presente pois estava num estado febril que não me possibilitou honrar o meu compromisso com a escola, com os nossos fans e principalmente com o meu grupo. De alguma sinto que os desapontei e é por isso que estou a escrever este artigo.

João Agostinho

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma Tarde bem cheirosa e colorida!!

Continuando o nosso trabalho para o nosso dia D (ou por outras palavras, a realização da Feira no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Saúde), iniciámos a parte prática do nosso trabalho que consistia na produção de Sabonetes com os mais variados aromas e Loções (finalmente a glicerina sólida pedida tinha chegado!!!).
Para tal precisámos de:
(glicerina sólida)

(corantes de várias cores)


(vários aromas)

A produção dos sabonetes consistiu, derreter algumas porções de glicerina sólida em gobelés, posteriormente adicionamos corante e aroma para dar cor e cheiro aos mesmos. No fim colocámos cuidadosamente o líquido nos moldes de borracha, deixando arrefecer por um período de 12/14 horas.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Á procura da receita "ideal" para os sabonetes...

Bom dia a todos!



No passado mês de Fevereiro começámos com os testes para a realização de sabonetes e outros possíveis produtos finais.
Seguimos correctamente os protocolos por nós pesquisados e... no final os resultados não foram os melhores.




(primeiro procedimento)



(os cálculos para as diluições)




(os sabonetes feitos, mas ainda no estado líquido)



Devido aos cálculos (provavelmente) incorrectos, as proporções não foram as mais correctas e por isso os sabonetes nunca chegaram ao estado sólido e tivemos de recomeçar de novo...

Será que esse foi o único motivo para o insucesso da nossa experiência?!

No fim descobrimos que tinhamos de pedir glicerina vegetal (sólida) para podemos trabalhar.


quinta-feira, 17 de março de 2011

Naturopatia envolve...

Hoje em dia, a Naturopatia é muito usada contra uma série de problemas agudos e crónicos como, anemia, artrite, alergias, TPM, constipação e outros. As recomendações para os tratamentos podem incluir algumas práticas isoladas ou combinadas entre si, como:
  • Homeopatia - Preparações contendo substâncias diluídas de componentes específicos.
  • Fitoterapia - Alternativas naturais aos remédios sintéticos.
  • Suplementos Alimentares - Vitaminas, minerais, enzimas, para aumentar a resistência.
  • Dieta Orgânica - vegetariana ou com a eliminação de certas categorias de alimentos, como por exemplo, os derivados do leite. Também são importantes certas combinações de alimentos.
  • Hidroterapia - uso da água para promover a cura, estimular a circulação e aumentar a energia.
  • Dieta de desintoxicação - Jejuns ou ingestão de grande quantidade de água para purificar o corpo.
  • Fisioterapia e Massagem - Manipulação de músculos, ossos, e Fisioterapia usando água, calor, frio, e exercícios específicos.
  • Redução de stress - Utilização da Hipnoterapia, Biofeedback, e outros métodos, aplicados para curar problemas desta natureza.
  • Técnicas de respiração - Respiração profunda para expandir a caixa torácica.

Outros tipos:
  • Acupunctura
  • Aromaterapia
  • Arteterapia
  • Cromoterapia
  • Geoterapia
  • Hipnoterapia
  • Iridologia
  • Massoterapia
  • Meditação
  • Musicoterapia
  • Oligoterapia
  • Osteopatia
  • Psicoterapia
  • Reflexologia
  • Sonoterapia

Naturopatia - O que é?


Onde e quando nasceu?
 O padre alemão Sebastien Kneipp é apontado como pioneiro da Naturopatia depois de ter criado, na Alemanha, um centro de “cura pela água” – hidroterapia – onde tratava várias doenças. Por sua vez, foi o terapeuta alemão Benedict Lust, que afirma ter sido curado por Sebastien Kneipp, o responsável pela difusão da Naturopatia no mundo ocidental, por volta do ano 1892. Apesar de ter surgido apenas em 1902, a palavra “Naturopatia” é bem mais antiga, remontando à expressão grega “pathos” e “natura” que significa “doença da natureza”. 

Uma filosofia natural:
A Naturopatia é o estudo e tratamento das doenças, única e exclusivamente através de processos naturais. Defende uma perspectiva holística do homem (é visto e tratado como um todo e isso inclui as suas características físicas, psíquicas, sociais, etc.) que acredita ter uma total capacidade de auto-cura. Com a ajuda de terapêuticas naturais complementares, o corpo reage graças aos seus próprios mecanismos de defesa e de reequilíbrio, desencadeando um processo que conduz à cura 100% natural.

O que trata?
Caracterizada por sendo uma terapia multidisciplinar, a Naturopatia é uma opção válida para homens e mulheres de todas as idades. Utilizada no tratamento de perturbações crónicas e agudas, abrange patologias tão diversas como: anemia, artrite, diabetes, alergias, bronquite, candidíase, enxaquecas, sinusite, constipações, tensão pré-menstrual, dores menstruais, menopausa, osteoporose, obesidade, problemas de pele, afecções digestivas, úlceras, obstipação, cistite, irritações do cólon, má circulação, recuperações pós-operatórias, stress e ansiedade, entre outros. Fale sempre com o seu médico de clínica geral antes de optar por um tratamento natural ou mesmo se pretende adicioná-lo a um tratamento actual.

Homeopatia - Mas como surgiu?

            A homeopatia é um método terapêutico baseado no conceito de que os sintomas das doenças devem ser combatidos com medicamentos capazes de produzir os mesmos indícios no homem são. Quem pensou nisso foi um jovem médico alemão, Samuel Christian Friedrich Hahnemann (1755-1843), ao descobrir que os fenómenos provocados pelo quinino num corpo saudável eram os mesmos que ele costumava curar. Essa constatação ocorreu em 1790, e levou o médico a criar a “lei dos similares(similia similibus curantur), segundo a qual as doenças podem ser tratadas com drogas que produzam sintomas similares num estado de saúde, justamente o oposto da “lei dos contrários(contraria contrariis curantur,  que significa “os contrários servem de remédio para seus contrários”), de Hipócrates (460-357 a.C.), considerado o “pai da Medicina”.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Homeopatia - O que é?

Homeopatia é um termo criado no século XVIII para designar uma terapia alternativa [que se baseia no princípio similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes").
tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático, doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, expostas a quantidades maiores. Deste modo, o sistema de cura natural da pessoa seria estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde a partir do seu próprio corpo/organismo.

        O medicamento homeopático é preparado num processo que consiste na diluição sucessiva da substância, sucussão
 e "dinamização" (ou "potencialização"), numa série de passos.
Seja como for a homeopatia baseia-se no facto de que basta mostrar ao corpo uma determinada substância para estimular nele as suas defesas contra essa doença sendo assim ideal para todas as pessoas que não se querem sujeitar à toma de medicamentos farmacêuticos ou que não os podem tomar devido aos seus efeitos colaterais.
Homeopatia não é considerada especialidade médica em todos os países. Mesmo aqueles que lhe conferem alguma aceitação oferecem-lhe certas restrições, ou de natureza institucional (as comunidades científico-médicas, os conselhos ou as ordens médicas etc.) ou de cunho legal (as disposições normativas pertinentes na ordem jurídico-política de cada país). Consideram-se questionáveis, sob a óptica da metodologia científica vigente, tanto o princípio como as técnicas, que deveriam ser provados e aprovados segundo os cânones do método científico moderno. Uma das práticas alternativas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Actividades propostas

       Durante o ano lectivo pretendemos:
  • Solicitar a comparência de um homeopata, para que os alunos possam ser informados por alguém com especialização no assunto; 
  • Fazer um Workshop, para ensinar e fazer algumas das receitas. 
       Como produtos finais, pretendemos fazer alguns cremes e xaropes à base de produtos naturais (plantas e sementes) e criação de um site e blog (onde postamos semanalmente receitas, dicas, etc).

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Introdução e Objectivos

       Actualmente muitos dos medicamentos utilizados têm químicos na sua composição (que podem fazer mal a alguns órgãos) e como tal, podem trazer alguns efeitos secundários indesejados. Já pelo contrário os medicamentos à base de produtos naturais (xaropes, cremes, chás, etc) feitos à base de plantas e sementes, têm uma utilização muito mais vantajosa e variada face aos químicos. Por isso o nosso grupo decidiu fazer uma investigação para dar a conhecer à comunidade um novo mundo (embora esta já exista à varias gerações) da saúde, salientando que facilmente podemos fazer um medicamento que pode curar problemas simples, usando apenas produtos que normalmente as pessoas têm em casa.

Pretendemos:
  • Adquirir espírito empreendedor e expandir as técnicas laboratoriais;
  • Dar a conhecer um novo mundo da saúde (medicina alternativa);
  • Mostrar que nem todos os problemas de saúde se podem apenas curar com tratamentos químicos;
  • Criar o produto final com sucesso para que possa ser apresentado na Semana da Escola.

Quem somos?

       Somos um grupo de Área de Projecto com 5 membros que pertence à área de Ciências e Tecnologias da escola Secundária c/ 3º ciclo do Entroncamento. O nosso grupo decidiu adoptar o tema "Saúde e Bem-Estar Natural" e chamar ao projecto "SBNaturals".
       Como todos temos ambições profissionais diferentes, decidimos tratar este problema que nos é comum a todos.

Membros do Grupo:                 Professora Responsável:
- André Castanheira                - Lucinda Mendes
- Bruno Leitão
- Cláudia Luz
- João Agostinho
- Rúben Toco